TERAPIA INTEGRATIVA X TERAPIA HOLÍSTICA
Antes de começar a explicar, quero quebrar um preconceito que muitos acreditam: coisas Holísticas NÃO são de outro mundo!
A palavra HOLÍSTICA (O) não está relacionada com algo esotérico ou sobrenatural, e sim àquilo que busca o entendimento integral dos fatos. Isto significa, considerar algo como um todo e não somente como uma junção de suas partes. Esta também é a definição de INTEGRATIVA (O), então estes dois termos são sinônimos e, dentro do contexto, representam o mesmo tipo de terapia.
Entretanto, alguns profissionais usam o termo ‘Integrativo’ e outros preferem ‘Holístico’, mas estão se referindo a mesma coisa.
QUAL É O PAPEL DO TERAPEUTA INTEGRATIVO?
A partir dos conceitos que vimos acima, podemos concluir então que um terapeuta integrativo/holístico busca compreender a dor do seu cliente como um todo e não apenas pelo conjunto de seus sintomas.
O terapeuta integrativo estudou e se capacitou para ajudar pessoas a encontrarem seu caminho para ter uma vida mais equilibrada e com mais bem-estar. Através de seus conhecimentos sobre o assunto, ele age como um “educador” mostrando e ensinando quais são as alternativas mais adequadas para aquele momento de vida do cliente. A partir disso, um tratamento é elaborado e indicado.
Porém, a pessoa, que busca ajuda, precisa participar ativamente de todo o processo, por isso não gosto do termo ‘paciente’, já que isso remete a algo passivo. Este indivíduo precisa se auto observar e conversar abertamente com o profissional, além de fazer corretamente o tratamento. O milagre aqui também não existe!
Portanto, o Terapeuta Integrativo ajuda o cliente a melhorar a qualidade de vida, através de seus conhecimentos e do olhar integral realizado em consulta.
LINDO! MAS O QUE É CONSIDERAR O CLIENTE COMO UM TODO?

Na medicina tradicional (clínicas médicas comuns), quando adoecemos, o médico pergunta quais são os sintomas e você responde os locais onde há dores físicas em seu corpo. Certo? Se você respondeu SIM para esta pergunta, foi porque apenas seu corpo físico foi levado em consideração.
Por outro lado, além do corpo, somos também constituídos de emoções e pensamentos, os quais interferem na nossa saúde. Quem nunca sentiu uma dor de barriga, tremedeira, suor excessivo, gastrite, coceira ou qualquer outro sintoma ao se sentir nervoso? Aqui mostra que seu corpo físico teve uma resposta de como você se sentiu ou pensou em certo momento.
Então, olhar para o cliente como um todo é observar os três níveis do ser humano: físico, emocional e mental.
QUAL É O TRATAMENTO QUE O TERAPEUTA INTEGRATIVO PROPÕE?
O Terapeuta Integrativo trabalha com as Práticas Integrativas e Complementares. O Ministério da Saúde às definem como:
Recursos terapêuticos que buscam a prevenção de doenças e a recuperação da saúde, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade. (Portal do Ministério da Saúde – https://aps.saude.gov.br/ape/pics)
Atualmente, existe uma grande variedade de PICS em atividade e cada uma possui sua particularidade. Segue abaixo uma lista daquelas reconhecidas pelo Ministério da Saúde:

O objetivo desse post não é explicar cada uma delas, porém, coloquei aqui para você ter uma noção.
A PRÁTICA INTEGRATIVA SUBSTITUI O TRATAMENTO CONVENCIONAL?
NÃO! Qualquer prática citada acima não substitui a abordagem médica convencional. São práticas complementares, quem vem a somar ou potencializar outros recursos.
O que eu acho maravilhoso desta combinação de medicinas é que enquanto a medicina tradicional trabalha no físico; a terapia integrativa irá agir além, atingindo também no emocional e mental.
QUAL PRÁTICA FUNCIONA MELHOR PARA VOCÊ?
Não sei! Você só vai saber depois que experimentar em uma consulta.
Depois de ir numa consulta você tem dois caminhos:
1 – Achou legal e fez sentido? Continue com essa prática até quando quiser. No processo, experimente outras que despertarem interesse.
2 – Não gostou e achou viagem demais? Parte para a próxima! Elas são diversificadas! Ou procure outro profissional, às vezes você não se sente à vontade com ele e não com a prática.
Como vimos, cada ser é único e não existe uma regra para todos. Eu faço uso frequente da Aromaterapia e dos Florais de Bach, pois são estes que mais funcionam e fazem sentido para mim. Não é à toa que resolvi trabalhar com isso.
MAS TEM QUE ACREDITAR PARA FUNCIONAR NÉ?
Essa é uma pergunta bem comum pelas pessoas que não conhecem muito bem sobre essas práticas.
No livro ‘Os Segredos da Mente Milionária’, T. Harv Eker reforça várias vezes a importância do poder da intuição. Ele diz:
“Se o que você pretende é possuir apenas o bastante para cobrir as despesas, é exatamente isso o que conseguirá – nem um único centavo a mais. ”
(…)
“Sei que é difícil acreditar, mas você sempre consegue o que quer – aquilo que você deseja no seu subconsciente, e não o que você diz querer. ”
Em outras palavras, ele fala que os resultados financeiros dependerão daquilo que você acreditar, ou seja, você obterá o valor que julgar necessário. Grandes investidores chegaram em altos patamares do mercado financeiro, porque eles tinham muito forte essas verdades enraizadas dentro deles.
Mas não estou aqui para falar de finanças! Gosto de usar o exemplo deste livro, por dois motivos:
1 – Eu concordo plenamente, porque a vida já me mostrou isso com provas bem concretas.
2 – Para mostrar que esse princípio não se resume a apenas fé, religião, esoterismo ou hippies (como muuuuuuitos acham). Isso se aplica a tudo na vida, inclusive no que diz respeito a sua saúde.
Então, não importa qual área de sua vida que estamos falando, o sucesso fica mais fácil de obter quando se acredita nele. Você não precisa acreditar na filosofia de uma prática, basta crer que será curado! Sua mente e corpo trabalharão a favor.
O RESULTADO DA TERAPIA INTEGRATIVA
Aquilo que você sente, como você se relaciona com o mundo e as crenças são fatores determinantes para sua personalidade e o progresso de alguma doença.
A Terapia Integrativa leva em consideração todos estes pontos e busca trazer o equilíbrio entre seu corpo, mente e emoção. Como resultado, ela ajuda a melhorar sua qualidade de vida e seu bem-estar!
Se gostou do post ou ficou com alguma dúvida, deixe seu comentário!
Abraços, Bridda!
