De um tempo para cá é possível observar um crescimento muito grande no assunto AROMATERAPIA e ÓLEOS ESSENCIAIS. Entretanto, o conhecimento sobre estes assuntos não acompanhou na mesma velocidade que a do consumo. Por isso estou aqui para esclarecer alguns ponto
A aromaterapia é apenas um ramo da ciência aromática e muitas pessoas pensam que todos os cheiros pertencem ao mesmo tópico. Além disso, a própria aromaterapia é dividida também em outras áreas.
ÁREAS DA CIÊNCIA AROMÁTICA
1) Aromatologia
É a medicina aromática que utiliza e o uso dos óleos essencial por via oral, anal e vaginal. Aqui não se utiliza o sentido olfativo.
Este método é empregado em alguns países apenas por médicos especializados para se tratar doenças e sintomas da mesma forma que se utiliza medicamentos ortodoxos. Este recurso é bem usado principalmente na França.
2) Aromacologia
Estuda a relação entre o efeito do aroma no cérebro e as várias emoções que ele desencadeia. Em outras palavras, é o estudo do comportamento humano diante de qualquer aroma que estimula o cérebro.
3) Aromaterapia
A Aromaterapia auxilia na melhoria da saúde e do bem-estar no corpo, na mente e nas emoções, através do uso terapêutico de óleos essenciais. Os óleos essenciais são extraídos de diversas partes das plantas. São substâncias concentradas, altamente voláteis, de fragrância variável, e extremamente complexa (podem apresentar mais de 400 componentes).
Há a necessidade de que os aromas utilizados sejam exclusivamente naturais, pois é de extrema importância que a sua complexidade química seja mantida. Aqui é onde se verificam as propriedades terapêuticas dos aromas, que foram encontradas empiricamente e com comprovação científica.

Na aromaterapia, os efeitos terapêuticos farmacológicos e psicológicos dos óleos essenciais se dão por diversas vias de acesso, como a cutânea e a olfativa.
ÁREAS DA AROMATERAPIA
1) Marketing Olfativo
Faz uso de substâncias aromáticas naturais ou sintéticas para aromatizar ambientes com objetivo de manipular, seduzir ou induzir reações e comportamentos humanos.
Este tipo de método é muito utilizado por lojistas para atrais clientes. Por exemplo, em uma loja de doce é utilizado aromatizadores de baunilha ou cookies, dessa forma o cliente sente vontade de comer doce.
Outros, utilizam os cheiros como parte da identidade de sua marca, criando assim uma ‘logo olfativa’. Isto é, utilizam aromas para associar diretamente à sua marca toda vez que ele for sentido.
2) Aromaterapia de conveniência
A aromaterapia de conveniência tem como objetivo o prazer momentâneo e não a cura de doenças. Os óleos essenciais são aplicados no corpo em forma de perfumes e produtos estéticos, bem como também são usados para a aromatização ambiental com difusores ou umidificadores.
3) Aromaterapia clínica
De acordo com Peter Holmes, escritor e Aromaterapeuta americano, a aromaterapia clínica se baseia em dois fundamentos:
- Melhorar e equilibrar a constituição individual da pessoa, e, assim impedir o desenvolvimento de doenças.
- Trata doenças reais, quando estas surgem, sejam elas quais forem.
Quando a origem da doença é psicossomática, os óleos essenciais funcionam através de funções neuroendócrinas (sistema nervoso e endócrino) e assim, chegam no corpo físico, para curar e restabelecer a integridade e a harmonia. Quando a origem da doença está no corpo, ele vai trabalhar através de fisiologia do corpo para os níveis mental/emocional, para curar e harmonizar toda a pessoa.
Ou seja, a aromaterapia clínica tem uma visão holística onde o trabalho é direcionado em tratar o corpo e a mente do ser humano como um todo.